Home > QUEM SOU EU > Quero abrir uma empresa
Data de publicação: 22/09/2015

Quero abrir uma empresa

Abrir uma empresa demanda uma série de habilidades e de conhecimentos. Além de considerar a sua vocação e habilidades, também será necessário investir em pesquisas e em planejamento. Mas fique atento, pois o sucesso de um empreendimento não depende apenas de seu conhecimento técnico, mas, sobretudo de sua capacitação gerencial e do monitoramento constante da estratégia de seu negócio.

Para auxiliá-lo em sua trajetória rumo ao empreendedorismo foram elaborados alguns materiais que contribuirão para o planejamento e para a estruturação de sua empresa.  

O primeiro passo a ser dado é avaliar o seu perfil empreendedor. Gerenciar um negócio irá exigir muita determinação e autoconfiança da sua parte. Você está preparado para ser dono do seu próprio negócio?

O segundo passo é identificar a oportunidade. Pesquise as mudanças ocorridas na sociedade, tanto nos aspectos econômicos, quanto comportamentais e identifique quais os produtos e serviços poderão suprir algumas necessidades ou desejos de seus potenciais clientes.

O terceiro passo é conhecer sobre a legislação que regulamenta a abertura de uma empresa, tais como os tipos empresariais, as formas de tributação, bem como os outros registros específicos.
 
O quarto passo é implantar o negócio. É neste momento que a empresa começa a tomar forma e você precisará ficar atento para não se distanciar do que foi planejado.

O quinto passo é administrar o negócio. É a fase de monitoramento e adequações que serão fundamentais para o sucesso e sustentabilidade do seu empreendimento.
 
Ainda não sabe o que montar? Acesse:
 
SEBRAE-MG - seta_marcador  Cartilha Dicas de quem chegou lá Conheça o que os empresários têm a dizer sobre alguns tipos de negócios.
SEBRAE-MG - seta_marcador  Palestras e Oficinas Para desenvolver o comportamento/ perfil empreendedor participe das capacitações promovidas pelo Sebrae Minas. Acesse nossa programação de cursos.
SEBRAE-MG - seta_marcador  Vídeos Ponto de Partida. Assista o depoimento de empresários sobre o dia a dia de alguns tipos de negócios.
SEBRAE-MG - seta_marcador  Série Ponto de Partida. Manuais com ideias de negócios para você se inspirar.
 
Já sabe o que deseja montar? Acesse:
 
SEBRAE-MG - seta_marcador  Série Ponto de Partida. Manuais com informações específicas sobre os negócios mais demandados pelos potenciais empreendedores.
SEBRAE-MG - seta_marcador  Palestras e Oficinas Para desenvolver o comportamento/ perfil empreendedor participe das capacitações promovidas pelo Sebrae Minas. Acesse nossa programação de cursos.
SEBRAE-MG - seta_marcador  Modelo de Negócios. Construa de forma rápida e visual os produtos, os serviços e as estratégias para seu empreendimento.
SEBRAE-MG - seta_marcador  Série Como Elaborar.  Pesquisa de mercado e Plano de Negócios.
SEBRAE-MG - seta_marcador  Software Plano de Negócios. Teste na teoria o que você fará na prática e evite erros.
 
 

Já definiu com qual forma jurídica se registrar?

Antes de iniciar o processo de formalização, é importante definir a forma jurídica e o regime tributário mais adequado a sua atividade. Conheça algumas formas jurídicas:

Microempreendedor Individual - Empresário individual que exerça atividades permitidas (conforme listagem disponível no Portal do Empreendedor), trabalhe sozinho ou que tenha no máximo um funcionário recebendo salário mínimo ou o piso da categoria, com receita bruta de até R$ 60. 000, 00 por ano e que não possua filiais ou outras empresas.

Empresário – Nessa natureza jurídica existe apenas um proprietário, que possui todo o capital. Nesse caso, o patrimônio do titular (empresário) responde pelas obrigações da empresa, ou seja, sua responsabilidade é ilimitada.

Sociedade Limitada - Empresa composta por, no mínimo, dois sócios. O capital é dividido em quotas e distribuído entre os sócios. Nessa modalidade, a responsabilidade dos sócios é limitada à sua participação no capital social, embora todos os sócios sejam solidários por sua integralização.

EIRELI – Empresa Individual de Responsabilidade Limitada - Misto das duas modalidades anteriores, constituída por apenas uma pessoa (empresário), mas sua responsabilidade é limitada ao capital social que foi integralizado e que deverá ser de no mínimo 100 (cem) vezes o salário mínimo vigente no país.

Sociedade Simples - Empresa composta por, no mínimo, dois sócios que exerçam profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística.


 
SEBRAE-MG - seta_marcador  Série Ponto de Partida. Como montar um Comércio, Como montar uma Indústria e Como montar uma Empresa de Serviço.
SEBRAE-MG - seta_marcador  Cartilha.   Microempreendedor Individual: como se formalizar.
SEBRAE-MG - seta_marcador  Série Como Elaborar.  Planejamento para abertura de empresa.
SEBRAE-MG - seta_marcador  Consulte um Profissional de Contabilidade. Esse profissional deverá ser consultado no ato da constituição de sua empresa. Ele também poderá auxiliá-lo na escolha do regime tributário que melhor atenda ao seu negócio.



Mídias Sociais

0800 570 0800
Endereço: Av. Barão Homem de Melo, 329
Nova Granada / Belo Horizonte - MG
CEP 30431-285
©2013 - SEBRAE Minas | Todos os direitos reservados.
Um site validado pela Certisign indica que nossa empresa concluiu satisfatoriamente todos os procedimentos para determinar que o domínio validado é de propriedade ou se encontra registrado por uma empresa ou organização autorizada a negociar por ela ou exercer qualquer atividade lícita em seu nome.