Cálculo do capital de giro - Caderno de Gestão
Cálculo do capital de giro - Caderno de Gestão
É importante que você empreendedor antecipe as necessidades de recursos extras para a manutenção das operações periódicas de sua empresa, tanto presentes, quanto futuras. Sem dúvida alguma, esta ferramenta oferece um modelo simples para o cálculo das contas de capital de giro frente às despesas.
Ano de Publicação Editorial: 2015
Autor: 
Público Alvo: Microempreendedor Individual, Microempresa
Série Vinculada: Caderno de Gestão
Assuntos Relacionados:
Finanças
Menus Relacionados:
BIBLIOTECA DIGITAL
CONSULTORIA
CURSOS E EVENTOS
Por que utilizar:
 
É importante o empreendedor antecipar as necessidades de recursos extras para a manutenção das operações periódicas de sua empresa. Assim, esta ferramenta oferece um modelo simples para cálculo das contas de capital de giro frente às despesas.
 
Como:
 
Preencha o modelo sugerido pela ferramenta, definindo o mês e ano dos registros, bem como:
 
• defina as Aplicações em Capital de Giro (1): qual o valor das duplicatas a receber de clientes? Qual o valor do estoque de mercadorias? Que outros adiantamentos de pagamentos já foram recebidos?
• defina as Despesas Operacionais (2): quais são as contas a pagar (incluindo fornecedores)? Quanto de salários a pagar? Quanto custam as comissões a pagar? E os encargos sociais a recolher? Quanto custam as contas a pagar referentes a despesas operacionais (água, energia, aluguel, telefone)? Quais os valores dos outros custos e despesas?
• por fim, é calculado o saldo das operações, indicando se existem recursos disponíveis ou se são necessários investimentos de capital de giro (1-2).
Mídias Sociais

0800 570 0800
Endereço: Av. Barão Homem de Melo, 329
Nova Granada / Belo Horizonte - MG
CEP 30431-285
©2013 - SEBRAE Minas | Todos os direitos reservados.
Um site validado pela Certisign indica que nossa empresa concluiu satisfatoriamente todos os procedimentos para determinar que o domínio validado é de propriedade ou se encontra registrado por uma empresa ou organização autorizada a negociar por ela ou exercer qualquer atividade lícita em seu nome.