Como elaborar um Planejamento para Abertura de Empresas
Como elaborar um Planejamento para Abertura de Empresas
Como elaborar um Planejamento para Abertura de Empresas
Este manual tem por objetivo mostrar o processo de abertura de sua empresa, tanto nas questões práticas do que fazer, como nas questões teóricas do por quê fazê-lo. Ao final da leitura, deste manual, esperamos que você compreenda a importância de se ter uma base sólida na hora da abertura de sua empresa, podendo evitar várias dificuldades de gestão, e consequentemente facilitar as tomadas de decisões como por exemplo, a disputa pelo preço para conquistar os clientes, o que muitas vezes leva ao colapso financeiro da empresa. 
Ano de Publicação Editorial: 2013
Autor: SEBRAE/MG
Público Alvo: Microempreendedor Individual, Microempresa, Empresa de Pequeno Porte, Produtor Rural, Potencial Empresário, Potencial Empreendedor
Série Vinculada: Série Como Elaborar
Assuntos Relacionados:
Empreendedorismo
Menus Relacionados:
BIBLIOTECA DIGITAL
CONSULTORIA
CURSOS E EVENTOS
Existem no mercado vários materiais informativos sobre o processo de abertura física da empresa, o processo de formalização de uma empresa, sobre plano de negócio entre outros, sendo que cada um foca apenas algum processo de abertura da empresa. Nenhum reúne aspectos teóricos e suas relações com a abertura de uma empresa, como este manual que apresenta alguns aspectos importantes:

1.  Por que ter uma empresa? Alternativas para se ter um negócio sem ter uma empresa.
2.  Para que ter uma empresa? Definir o conceito do negócio, o que e como será oferecido ao cliente e se isto tem valor para o cliente. Esta definição tem impacto na forma de constituição, regime tributário e investimento, ou seja, no processo de abertura de uma empresa.   A empresa deve ter um objetivo e o lucro será consequência e não o objetivo final.
3.  Quando ter uma empresa? Planejamento para se abrir uma empresa entendendo as relações entre o valor oferecido ao cliente, as atividades da empresa e seus investimentos, determinando assim o momento de abertura da empresa e sua forma de constituição.
4.  Como abrir uma empresa? O processo de formalização da empresa.

É neste ambiente que buscando apresentar-lhe um passo a passo para ser seguido para a abertura de sua empresa, onde vários aspectos e inúmeras possibilidades de como abrir sua empresa possam ser discutidas e adaptadas à suas necessidades.

Os exercícios deste manual foram elaborados para que você possa trilhar o caminho para abrir sua empresa, compreendendo o porquê de cada definição prática deste processo, como a forma de constituição, regime tributário e investimento necessário.
Mídias Sociais

0800 570 0800
Endereço: Av. Barão Homem de Melo, 329
Nova Granada / Belo Horizonte - MG
CEP 30431-285
©2013 - SEBRAE Minas | Todos os direitos reservados.
Um site validado pela Certisign indica que nossa empresa concluiu satisfatoriamente todos os procedimentos para determinar que o domínio validado é de propriedade ou se encontra registrado por uma empresa ou organização autorizada a negociar por ela ou exercer qualquer atividade lícita em seu nome.