Sebrae MG
  {Titulo}
  {Texto}

ÁREAS DE ATUAÇÃO

Feira do Empreendedor 2010
Acesso a Serviços Financeiros
Agronegócios
Artesanato
Resgate Cultural do Artesanato Mineiro
Programa Sebrae de Artesanato
Catálgo de Artesanato
Cooperativismo
Negócios Internacionais
Comercialização e Eventos
Educação e Empreendedorismo
Tecnologia
Turismo
Construção Civil
Energia
Atendimento ao Cliente
Design
Inteligência Empresarial
Setores em Foco
Competitividade Frutas Jaíba
Regularização Sanitária
Políticas Públicas
Música
APRENDA COM O SEBRAE
Atendimento On-line
Fórum
Banco de Links Temáticos
Casos de Sucesso Minas
Fale Conosco
Biblioteca On-line
Dúvidas Freqüentes
Consultoria de Gestão
Cursos e Palestras
Missões
Prêmios Sebrae
Quarta Gerencial
Revista Passo a Passo
Rodada de Negócios
Sebrae em Ação
Sebrae Notícias
Semana Global do Empreendedorismo
Sites do Sebrae
Videoconferências Gerenciais
Empreendedorismo Digital
PARA SUA EMPRESA
Negócio a Negócio
Encontro de Negócios do Brasil Central
Formalize a Empresa
Desenvolvendo
Legislação e Tributo
Planeje sua Empresa
Serviços Financeiros
Comece Certo
Ponto de Partida
Série Como Elaborar
Saiba Mais
Plano de Negócios
Guia do Empreendedor
Bolsa de Negócios
Guia do Candidato Empreendedor
Bússola Sebrae
Empreendedor Individual
Radar Econômico das MPEs
Programa Sebrae para Empresas Avançadas
 
Home > ÁREAS DE ATUAÇÃO > Artesanato > Resgate Cultural do Artesanato Mineiro
   
Resgate Cultural do Artesanato Mineiro
Versão Para Impressão Enviar Para um Amigo Del.icio.us Notícias RSS

Data de publicação: 03/01/2008

A riqueza de um povo deve-se, em grande parte, à diversidade e à qualidade de suas manifestações culturais. O desafio do Sebrae Minas é estimular o espírito empreendedor de cada artesão, transformando essas riquezas em fontes de renda e trabalho.

Mestres de Ofício de Minas Gerais


A partir do século XIX, os artesãos imprimiram aos seus trabalhos elementos que garantem, até hoje, as mais fortes características do artesanato popular, doméstico e utilitário. Porém, com a chegada da sociedade industrial, o conhecimento e as técnicas de muitos desses ofícios deixaram de ser repassados para as novas gerações.

Para resgatar e preservar essa arte, o Sebrae Minas criou, em 1999, o Projeto Resgate Cultural do Artesanato Mineiro, uma parceira com o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e da Fundação de Arte de Ouro Preto – FAOP.

Com esse projeto, mais que reconhecer a importância histórica do artesanato, o Sebrae Minas valoriza o seu como patrimônio de Minas e seu papel como gerador de renda nas comunidades.

Artesanato e desenvolvimento

Em 2000, o Sebrae iniciou o levantamento dos ofícios, seus mestres e potenciais aprendizes. Foram realizadas oficinas para repasse de conhecimento, nas quais foram registradas imagens do processo produtivo.

Em seguida, foi publicado o primeiro catálogo – “Mestres Minas, Ofícios Gerais” – com o registro de dez ofícios: Cantaria - Ouro Preto; Cerâmica Saramenha - Ouro Branco; Coco e Ouro - Diamantina; Esteiras Pintadas - Santa Luzia; Ferragens Coloniais - Tiradentes; Mantas de Lã - Itamonte; Máscaras da Folia de Reis - Muzambinho; Sanfonas - Laranjal; Tambores e Caixas - Minas Novas; Tecelagem Figurativa - Uberlândia.

Economia e cultura popular

Em 2001, o Sebrae levantou os ofícios em extinção na microrregião de Araxá. Foram identificados cinco ofícios em Araxá e um em Ibiá. São eles: Bonecas de Pano, Bordados no Tear, Ferraria, Luteria, Pente-de-bambu e Selaria.

A partir dos resultados da iniciativa, a Prefeitura, os empresários e organizações sociais criaram o Liceu de Artes e Ofícios, um espaço para divulgação da produção artesanal e repasse das técnicas artesanais tradicionais para as novas gerações.

Feito à mão

Em 2002, foram resgatados 11 novos ofícios. São eles: Asas de Anjo - Porto Firme,; Brinquedos Artesanais - Itabirito. Cerâmica Maria Buçu - Janaúba; Faca Tamanduá - Itapecerica; Imagens em Papel Machê-Oliveira; Palmas Portuguesas-Sabará; Rabeca - Alto Belo – Bocaiúva; Roda de Fiar - Ituiutaba; Sela - Conceição do Mato Dentro; Sino - Uberaba; Vidro - Poços de Caldas.

O Projeto Resgate Cultural do Artesanato Mineiro consolida-se como alternativa para o desenvolvimento sustentável das comunidades mineiras.



Enviar Para um Amigo
ENVIAR PARA UM AMIGO
Del.icio.us
DEL.ICIO.US
Últimas Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

 
Olá Visitante,
bem-vindo ao Portal
SEBRAE MINAS
     
 
Atendimento on line | Consultoria de Gestão on line | Acesse nossa Newsletter | Licitações | Expediente
CENTRAL DE RELACIONAMENTO : 0800 570 0800 O SEBRAE NO BRASIL
Sede: Av. Barão Homem de Melo, 329 - Belo Horizonte / MG - 30.421.285
© 2009 - SEBRAE Minas | Todos os direitos reservados.