Sebrae MG
  {Titulo}
  {Texto}
APRENDA COM O SEBRAE
Atendimento On-line
Banco de Links Temáticos
Biblioteca On-line
Casos de Sucesso Minas
Consultoria de Gestão
Cursos e Palestras
Dúvidas Freqüentes
Fórum
Missões
Prêmios Sebrae
Quarta Gerencial
Revista Passo a Passo
Rodada de Negócios
Sebrae em Ação
Sebrae Notícias
Semana Global do Empreendedorismo
Sites do Sebrae
Videoconferências Gerenciais
PARA SUA EMPRESA
Planeje sua Empresa
Serviços Financeiros
Comece Certo
Guia do Empreendedor
Bolsa de Negócios
Formalize a Empresa
Desenvolva sua Empresa
Ponto de Partida
Série Como Elaborar
Saiba Mais
Plano de Negócios
Guia do Candidato Empreendedor
Bússola Sebrae
Legislação e Tributo
Empreendedor Individual
 
Home > NOTÍCIAS SEBRAE > Informativos do Sebrae > Últimas Notícias > Novembro/2009 > Empreendedor utiliza compostos orgânicos na construção civil
  
Empreendedor utiliza compostos orgânicos na construção civil

Fórmula é segredo; composto serve para produção de tijolos, ladrilhos placas de isolamento térmico e brita

Regina Mamede

Transformar o lixo orgânico em tijolos resistentes e ecológicos. Esse desafio despertou a curiosidade e o empenho do administrador de empresas, Luiz Fernando Badejo Carvalho. Com mestrado em tecnologia na área de processo de engenharia, ele começou a empreitada há 15 anos.

“Ninguém imagina que possa ser possível utilizar adubo orgânico como matéria-prima na confecção de tijolo”, diz o pesquisador. Depois de muito estudo, ele chegou a um aditivo que permite a mistura do lixo, solo e cimento e resulta em tijolos resistentes e perfeitamente adequados para a construção civil. A fórmula é segredo, mas ele garante que o custo é baixo e todos os elementos da composição são fáceis de encontrar.

Para demonstrar o potencial da fabricação dos tijolos orgânicos, Badejo diz que uma cidade como o Rio de Janeiro coleta, por dia, 8 mil toneladas de resíduos domésticos e 60% podem ser transformados em adubo. “Com a adequação desse fertilizante e destinando-o à construção civil, obtém-se a cada dia 1,2 mil toneladas que, segundo cálculos, são suficientes para compor 50% de toda a alvenaria necessária para a construção de 50 mil casas ao final de um ano. Com isso, todo o lixo orgânico da cidade seria eliminado. Isto é sustentabilidade”, defende.

Para reforçar que essa transformação é plenamente comprovável, ele informa que protótipos foram analisados pelo Laboratório de Microbiologia da Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro (Comlurb), que atestou a qualidade sanitária satisfatória, e pelo Laboratório de Concretos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), onde foi comprovada a resistência em conformidade com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). No entanto, ressalva que são precisos recursos financeiros para a produção ganhar escala.

“Com a isenção de tributos como ICMS, IPI e obtenção de crédito de carbono, o preço final para o consumidor pode chegar a R$ 0,20. O valor equivale a 35% do preço do tijolo de cerâmica vermelha”, reforça. Baseado no mesmo princípio, Badejo desenvolveu outros produtos como ladrilhos, placas de isolamento térmico e brita.

“A disposição dos lixos em aterros aumentam o volume de emissão de metano, um dos gases que contribuem para o aquecimento global. Quanto ao uso do adubo orgânico, uma conveniência é que sua utilização é aprovada pela Nações Unidas para concessão de créditos de carbono. Além de ser ecológico, produtos feitos a partir do lixo podem empregar milhares de pessoas”, defende.

Serviço: Agência Sebrae de Notícias - em 04/11/2009



 Últimas Notícias

Delicious Digg Youtube Myspace Google Bookmarks My Web Flickr
Facebook Live Reddit Orkut Buzz MSN Vídeo Stumbleuppon
Yahoo Vídeo Google Vídeo  
Versão para Impressão Enviar para Amigo Favoritos Fale com o Sebrae Notícias RSS
 
Olá Visitante,
bem-vindo ao Portal
SEBRAE MINAS
     
BID aprova linha de US$ 3 bilhões para pequenas empresas
Comunicado publicado no site do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) informa que a instituição aprovou linha de crédito para o segmento
II Rodada de Negócios da Música Mineira
Projeto Imagem & Comprador
Empretec estimula vocação para negócios
Primeira turma de cafeicultores do Café do Cerrado participa de capacitação em Patrocínio
Inovar é um bom negócio em Timóteo
Participe do Twitter do Sebrae-MG
Oficina de Design com Resíduos - Madeira
 
Atendimento on line | Consultoria de Gestão on line | Acesse nossa Newsletter | Licitações | Expediente
CENTRAL DE RELACIONAMENTO : 0800 570 0800 O SEBRAE NO BRASIL
Sede: Av. Barão Homem de Melo, 329 - Belo Horizonte / MG - 30.421.285
© 2009 - SEBRAE Minas | Todos os direitos reservados.